quarta-feira, 25 de novembro de 2009

LICOR TIPO AMARULA

MARULA é uma fruta africana veja matéria no PLANTAR & CULTIVAR. Seu licor é muito apreciado, aqui vai uma receita que ganhei, experimentei e gostei, não é o autentico licor de marula, mas é muito bom.



INGREDIENTES:

1 LATA DE LEITE CONDENSADO
300 ML DE ÁGUA
350 ML DE AGUARDENTE DE CANA OU VODKA
5 COLHERES DE AÇÚCAR
1 COLHER (SOPA) DE ESSÊNCIA DE PEQUI (OPCIONAL)
100 GR DE CHOCOLATE MEIO AMARGO

MODO DE PREPARO:

1- Coloque a água e o açúcar juntos no fogo, deixe ferver por 3 minutos.
2- Derreta o chocolate em banho-maria (ou no microondas).
3 Junte tudo no liquidificador e bata por uns 5 minutos.



Guarde em geladeira e sirva bem gelado, com uma pedrinha de gelo também cai bem...

OBSERVAÇÃO: Se você quiser fazer a essência de pequi, basta colocar alguns caroços de pequi em um vidro e acrescentar alcool de cereais ou aguardente de cana, pequi em conserva também serve, desde que não contenha sal e temperos.

domingo, 22 de novembro de 2009

PEITO DE FRANGO RECHEADO COM RICOTA E ORA -PRO-NÓBIS




É importante salientar que o ora-pro-nóbis pode ser substituido por espinafre, folhas de beterraba, folhas de brócoles ou outra do seu agrado. A receita é para 10 pessoas, mas basta adaptar tendo em vista 1 peito para duas pessoas.

INGREDIENTES:

5 peitos de frango, desossados, limpos e temperados com TEMPERO DO SEU NEGREIROS ou outro do seu agrado.

1/2 ricota seca ralada e temperada com ervas de provênce, alho triturado com sal (cuidado com o sal)

Pimenta calabresa a gosto (opcional)

1 kg de folhas de ora-pro-nóbis, lavadas e secas. Se for utilizar espinafre, é necessário escaldar e depois picar grosseiramente.

2 cabeças de cebola em rodelas,

1 kg de tomatinhos cerejas ou selvagens (pode substituir por tomates grandes picados)

200 gr de moussarela fatiada

creme de leite light (opcional)


MODO DE PREPARO:

1- Abrir os peitos e corta-los como filés, dar algumas batidinhas com o martelinho, apenas para uniformizar a espessura dos filés, reservar. Temperar a ricota ralada com as ervas e o alho, misturar bem, reservar. Secar bem as folhas de ora-pro-nóbis, reservar.



2- Proceder a montagem dos rolinhos, coloque um filé sobre um prato ou tábua de carne, arrume as folhas sobre o filé, espalhe a ricota e enrole com cuidado, reserve e proceda da mesma forma até que terminem os filés;




3- Acomode os rolinhos com cuidado em uma panela com um fio de óleo no fundo (tamanho da panela adequado a quantidade que for fazer) espalhe a cebola e os tomates por cima, junte meio copo de água ou caldo de galinha, a seu gosto;



4- Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo lento por 30 minutos mais ou menos;



5- Assim que estiverem cozidos, retire da panela com cuidado, e deposite-os em um pirex colocando uma fatia de moussarela sobre cada rolinho, reduza o molho que ficou na panela, assim que tiver reduzido, junte uma latinha de creme de leite light, misture bem e despeje sobre os rolinhos que estão na assadeira. Leve ao forno bem quente para gratinar, assim que estiverem dourados, retire do forno e sirva quente acompanhado de arroz branco e folhas salteadas na manteiga e rodelas de tomates. Eu servi sem arroz, somente com as folhas salteadas e tomates em rodelas.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

HOJE RESOLVI IR PRÁ COZINHA E DEU NO QUE DEU....

PRIMEIRO: Pêssegos em calda



4 kg de pêssegos maduros
1 kg de açúcar

1- descasque os pêssegos e vá colocando em água fria para não escurecerem. Enquanto descasca as frutas, coloque o açúcar no fogo com 4 litros de água e deixe ferver em fogo alto.

2- Junte os pêssegos fatiados ou inteiros;



3- Assim que estiverem cozidos ou ao dente, como preferir, retire-os da calda e coloque em uma vasilha, cubra com um pano. Deixe a calda no fogo para apurar mais, quando a calda reduzir quase pela metade, retire do fogo e despeje sobre as frutas, utilize em bolos ou pavês ou guarde em potes tampados na geladeira.



SEGUNDO: De posse desta maravilha perfumada, nada parecido com aqueles enlatados sem graça, eu fiz este pavê prá lá de fácil...



Creme:
2 gemas
1 litro de leite
1 lata de leite condensado
3 colheres de amido de milho
2 colheres de margarina

1 pacote de biscoitos champagnes passadas no guaraná (molhe um por um na hora da montagem)
1 lata de pêssegos em calda (ou quanto quiser se tiver feito o doce em casa)
1 receita de chantilly para cobertura (eu utilizei meio litro de Chanty Mix Amélia )

1- Misture as gemas com o leite, reserve 1 copo para dissolver o amido, leve o restante ao fogo, junte o leite condensado, a margarina e deixe ferver, assim que levantar fervura, junte o copo de leite com o amido dissolvido e mexa sem parar para não empelotar.




2 com o chantilly pronto e o creme já morno monte o pavê:

1ª camada - creme
2ª camada - doce
3ª camada - biscoito
4ª camada - creme
5ª camada - doce
Repita as camadas e por cima da última camada aplique o chantilly, decore a gosto e leve para gelar, sirva bem gelado.


terça-feira, 17 de novembro de 2009

MUDAR É PRECISO DE VEZ EM QUANDO

Eu não perco uma boa promoção, o café Três Corações manteve uma promoção durante o ano todo, 1 kg de café e 1 pote de vidro como brinde, resultado, duas dúzias de potes. Como organizar isso tudo? Confiram a solução...



Mas não só de promoções se fazem as mudanças, a necessidade também manda. Não digo que não sonhe com AQUELA batedeira de bolo de última geração, mas para minhas necessidades uma simples é o suficiente. Quando vi a nova batedeira da Arno fiquei apaixonada, ela é muito gut-gut. Olhem só...

Guardada!


Em uso!


Guardada de novo, não é o máximo? Simples e prática.



Mas não queria falar só de mudanças. Dias a traz fui dar umas voltas com o maridão e encontramos um antiquário beeeemmmm bagunçado. No meio da bagunça encontrei esta tijela linda, igualzinha a que minha avó Dona Cida tinha em sua cozinha quando eu era menina, eu adorava aquela tijela, lembro-me bem que elas eram um jogo de 4 ou 5 tijelas e ficavam guardadas uma dentro da outra. Iguais também ao jogo que minha mãe tinha (desenho e modelo diferente) mas o mesmo tipo as quais eu acidentalmente ......quebrei....pudera, mandar euzinha guardar uma pilha de tijelas (eu era pequena gente), em todo caso....são coisas que nunca se esquece (principalmete dos cascudos...kkkkk....maldade....) Em todo caso (cascudo de lado) eu não resisti e comprei a dita cuja tijela e agora ela é a estrela da cozinha....linda, bem eu acho....

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

TEMPERO DO SEU NEGREIROS

Os temperos são a alma da cozinha. Tenho guardada comigo uma receita que ganhei de meu pai a muitos anos. Fiz algumas adaptações ao meu gosto e é ela que utilizo em quase tudo o que faço.


Mais um curinga que nunca falta em minha cozinha. Ótimo para carnes vermelhas e aves.

INGREDIENTES


1 colher de sobremesa de gengibre fresco ralado
300 gramas de alho picado
500 gramas de cebola picada em pedaços graudos
1 maço de cheiro verde (salsa e cebolinha verde) picado
2 folhas de louro seco
4 colheres de sopa de açafrão da terra
1 colher de sobremesa de noz moscada em pó
pimentas, malagueta, de cheiro, dedo de moça a gosto
sal light (o quanto baste) a gosto
1 folha de alecrim fresco


PASSO A PASSO


Separe todos os ingredientes, limpe lave e pique o alho, a cebola o cheiro verde, o alecrim , o louro.



Coloque o alho, a cebola e o cheiro verde no liquidificador, junto com um copo de álcool, se usar um processador pode abolir o álcool, ele só entra na receita para ajudar a bater os ingredientes no liquidificador, sem alterar o sabor do tempero.



Junte o restante dos ingredientes e bata bem;



Misture sal o suficiente para que o tempero fique seco, guarde em pote hermético na geladeira por tempo indefinido.



SUGESTÕES, ACOMPANHAMENTOS, DICAS E ETC


A receita original leva cominho e coentro, tirei os dois porque não agradam ao meu paladar, mas se você gostar, pode colocar uma colher de sopa de cominho e um maço de coentro.

UMA DUPLA CAIPIRA MINEIRA VISITA A COZINHA DA DONA CIDA


FRANGO CAIPIRA COM QUIABO E ABÓBORA E ANGÚ DE FUBÁ DA ROÇA, quer mineirisse maior do que está? E orquestrada por um autentico mineiro de Arcos, o maridão...SHOW!!!!!!!

Vamos a receita...

1 frango caipira cortado nas juntas e temperado com o TEMPERO DO SEU NEGREIROS a gosto ou outro tempero pronto que esteja acostumado
1 kg de quiabos limpos e cortados em pedaços grandes
500 gr de abóbora cortada em pedaços grandes.
2 cebolas grandes em rodelas
5 dentes de alho e cheiro verde a gosto

MODO DE PREPARO:

1- Deixe o frango no tempero por uma hora mais ou menos, coloque a cebola no óleo e refogue, junte o frango e o alho amassado ou picado, quando começar a fritar, coloque meio copo de água, mexa e tampe a panela. Assim que começar a fritar de novo, coloque mais meio copo de água (sempre quente), mexa e tampe novamente. Você irá repetir este processo, até que a carne do frango esteja macia e dourada;



2- Enquanto o frango cozinha, refogue o quiabo no óleo, até que acabe a baba. Junte a abóbora ao frango, um pouco de água, uns 3 copos mais ou menos, acerte o sal e a pimenta, tampe a panela e deixe cozinhar até que a abóbora esteja macia, junte o quiabo frito, acerte o sal de novo, se quiser bastante molho, junte mais um ou dois copos de água, deixe engrossar o caldo, salpique o cheiro verde picado por cima e sirva quente acompanhado de angú e salada verde.





DICA: Para fazer o angú com fubá de moinho é preciso deixar o fubá queimar no fundo, literalmente, pode ficar sossegado que não vai ficar com gosto de queimado. O fubá mimoso que estamos acostumados no dia a dia é mais fino e cozinha mais rápido, o fubá caipira, precisa de muito tempo para cozinhar, se não fica com gosto de cru.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

PSIRY - BOLO GREGO


Ganhei esta receita de família de uma amiga muito querida. Uma jóia da gastronomia grega, vale a pena experimentar. Só aconselho uma forma menor (20cm x 25cm) para que o bolo fique com uma espessura maior, mas de qualquer forma ele derrete na boca...

INGREDIENTES:
8 ovos inteiros
250 gr de açúcar refinado peneirado
250 gr de farinha de trigo peneirada
220 gr de margarina derretida

MODO DE PREPARO:

1- Coloque os ovos e o açúcar em uma panela e misture com a mão para derreter o açúcar e misturar as gemas com as claras, leve esta mistura ao fogo;




2- Com a panela no fogo, continue a mexer com as mãos delicadamente até que a mistura esteja numa temperatura suportável, quando começar a aquecer demais tire do fogo;



3- Leve imediatamente à batedeira;



4- Bata em velocidade alta por 15 minutos;




5- Junte a farinha de trigo aos poucos e misture delicadamente com as mãos, até incorporar toda a farinha (o batedor foi um teste, não funciona, a massa fica levíssima e a mistura precisa ser feita com as mãos;



6- Misture a margarina derretida, volto a dizer, delicadamente, unte um tabuleiro (20cm x 25cm) com óleo apenas no fundo, não unte as laterais da forma, polvilhe um pouquinho de farinha de trigo ou utilize uma folha de papel manteiga. Deite a massa e asse em forno médio pré-aquecido (180ºC). Não, eu não me esqueci do fermento, nesta receita não vai fermento químico.


Related Posts with Thumbnails