Eu utilizei folhas de ora pro nobis, mas como tenho muitos amigos que não têm como encontrar essa planta eu fiz novamente o pão com outras folhas e o resultado foi excelente. Pode colocar folhas variadas, eis algumas sugestões: espinafre, couve, brócolis, beterraba, cenoura, etc...
As medidas em xícaras e colheres são as mesmas dos medidores da máquina de pão.
INGREDIENTES:
320 ml de água (fria e filtrada)
100 gr de folhas verdes [1 xícara (chá)]
1 1/2 colher (sopa) de margarina light ou azeite de oliva extra virgem
1 1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de mel
2/3 xícara (chá) de aveia em flocos
2 colheres (sopa) de farinha linhaça
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo especial
1 xícara (chá) de farelo de trigo
2 colheres (chá) de fermento biológico em pó
MODO DE PREPARO:
1- Bata com o mixer ou liquidificador, as folhas, a água, o sal, o mel, a margarina ou azeite. Coloque esta mistura na forma de assar, coloque as farinhas e por ultimo o fermento. Programe a máquina para pão de 900gr.
2- Se for fazer o pão sem a máquina, bata com o mixer ou liquidificador, as folhas, a água, o sal, o mel, a margarina ou azeite, reserve. Em uma bacia, misture todas as farinhas e o fermento, junte a mistura batida e trabalhe bem a massa até que solte das mãos. Se estiver muito pegajosa, vá juntando mais farinha de trigo aos poucos, mas cuidado para não deixar a massa muito pesada pois ela já é pesada pela natureza das farinhas que recebe. Deixe crescer dentro de um saco plástico. Após dobrar de volume, modele os pães e coloque para crescer novamente. assim que dobrar de volume asse em forno médio (180ºC), não pré-aqueça. Estará pronto quando estiver bem dourado e ao bater com a ponta dos dedos ouvir um som oco.
Outra sugestão é aproveitar o bagaço que sobra quando fizer um suco de frutas ou legumes. Ao invés de descartar os farelos que sobram utilize na mesma proporção das folhas verdes, 100 gr ou uma xícara de chá para cada 320 ml de líquido, que pode ser água, sucos, leite ou iogurte. Pães nutritivos e aproveitamento, união mais do que bem vinda.