sábado, 13 de junho de 2009

FESTAS JUNINAS E UM MANAUÊ DE FUBÁ

(Arte Naíf sem título, obra de FÚLVIO PENNACCHI)

BALÃOZINHO

Venha cá, meu balãozinho.
Diga aonde você vai.
Vou subindo, vou pra longe, vou pra casa dos meus pais.

Ah, ah, ah, mas que bobagem.
Nunca vi balão ter pai.
Fique quieto neste canto, e daí você não sai.

Toda mata pega fogo.
Passarinhos vão morrer.
Se cair em nossas matas, o que pode acontecer.
Já estou arrependido.
Quanto mal faz um balão.
Ficarei bem quietinho, amarrado num cordão.
(Letra cancioneiro popular, melodia LA VIOLETERA desconheço a autoria)

Na minha infância, estes dois meses (junho e julho) eram os melhores, mais até que o natal (coisas de criança). Havia motivos e motivos com sobra, em junho, além do meu aniversário não se passava um dia sem que tivéssemos uma festa para ir, isto quando a festa não era em nossa casa. Ai, vinham os amigos, as fogueiras, bandeirinhas, pipoca, quentão, pinhão cozido e o mais importante, o Manauê de fubá, ou como preferirem o bolo de fubá. Em julho, eram as férias que geralmente eu passava em Pirassununga na casa de meus primos, minha nossa, que saudades. Época que evoca em mim memórias olfativas, gustativas, sonoras, enfim, memórias que mexem com todos os sentidos. Para matar um pouco a saudade, fiz hoje este manauê, espero que gostem.



INGREDIENTES:

8 ovos
4 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de fubá
meio litro de leite
3 xícaras (chá) de queijo ralado
1 xícaras (chá) de farinha de trigo
4 xícaras (chá) de coco ralado
4 colheres (sopa) de margarina
2 colheres (sopa) de fermento em pó químico
1 colher (sopa) de erva doce.


MODO DE PREPARO:

1- Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas, o açúcar e a margarina até que fique um creme claro e fofo.

2- Peneire o fubá com a farinha de trigo e adicione ao creme aos poucos, alternando com o leite,junte o restante dos ingredientes e misture tudo muito bem. Por último, junte as claras em neve delicadamente e o fermento. Asse em forno médio (180ºC) pré aquecido, em tabuleiro grande untado e enfarinhado (30 x 40 cm) até que ao enfiar um palito, este saia seco. Polvilhe coco ralado sobre o bolo e sirva de preferência depois de frio. Esta receita pode ser dividida por 2 ou até mesmo por quatro sem medo de errar. Lembre-se que se for dividir a receita, deves diminuir o tamanho da assadeira.

Exemplo:

4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
1 1/2 xícaras (chá) de fubá
250 ml de leite
1 1/2 xícaras (chá) de queijo ralado
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de coco ralado
2 colheres (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de fermento em pó químico
1/2 colher (sopa) de erva doce.

7 comentários:

Ricardo disse...

Oias Dona, hehe já faz tempo que não te vejo, adorei esse bolinho aí bem fofo e delicado, que bela apresentação. jinhos doces :) xx

Marlene disse...

Eu quero comer isso amiga! Hum desde a hora que você me falou eu fiquei imaginando o que seria Manauê hum que fofura...! Eu sempre sofro dobrado com as tuas delícias, pois eu sofro a vontade comer quando vc me diz que tá fazendo e ou comendo e sofro também a tentação de ver aqui prontinho na D.CIDA hehe!! Ninguém merece!!
Beijos

Anakoelho disse...

Boa tarde d.Cida!
Em minha fam há mtas Cidas,uma delas também tem o dom de cozinhar maravilhas...,adorei sua receita,gosto mto do bolo de fubá misturado com farinha.
A senhora por acaso conhece receita de doce de laranja em barra?
Gostei mto de seu blog,vou seguí-la p/ poder voltar.
Abraço


Ana.

Anakoelho disse...

Olá Marcia!
Passei para te agradecer pela simpatia em me reponder tão rápido.
Desculpe por não ter observado antes q. o blog é seu também.
Parabéns por todos eles,q. vc. faz mto bem,são todos ótimos.
Um belo dia de domingo p/ vc.


Ana.

Tânia Saj disse...

Marcinha!
Bolo de Fubá com queijo eu nunca provei...deve ser delicioso! E o melhor, saber que posso dividir a receita (para não engordar muito) é tudo de bom!
Beijão querida!

*-._.-* Anita *-._.-* disse...

Que boa a sua receita amiga!

bjssss

NANCY FRANCO disse...

Leneeeee....não sofra não Menina, é só experimentar a receita de Abelhinha.Uma beleza!
Abelhinha, aprontando suas artes por aí, hem? Beijos e fique com Deus.

Related Posts with Thumbnails