segunda-feira, 4 de maio de 2009

DOURADO A MODA DO SEU NEGREIROS


Devo confessar que peixe não é uma das minhas especialidades, então quando ganhei um lindo dourado, não tive dúvidas, peguei o telefone e pedi socorro ao meu papai, afinal, peixada é com Seu Negreiros. Me lembro muito bem das famosas peixadas que ele fazia quando eu era mais jovem. Um tempo em que peixe não era um artigo de luxo. Iam para a mesa, moquecas, peixe assado, peixe frito, pirão de peixe, ensopados, uf! Uma variedade enorme de espécies e cada uma feita de uma forma diferente. Os amigos e a família se reuniam e era uma festa. Papai sugeriu esta receita que passo a seguir e pelas fotos vocês irão conferir o quanto é fácil de fazer, quanto ao sabor, bem, deixo por conta da imaginação de cada um....

INGREDIENTES:

1 dourado de mais ou menos 3 kilos
sal, pimenta e limão a gosto
1 colher de missô
1/2 xícara (chá) de molho shoyo
1 batata
1 cebola roxa
1 tomate
1 pimentão
1 lata de milho verde
1 cenoura
ervas frescas (salsa, salsão, alho poró, sálvia, coentro, etc)

MODO DE PREPARO:

1- Limpe muito bem o peixe, não precisa escamar,neste caso, quando retirar o papel alumínio, as escamas sairão grudadas no papel junto com o couro do peixe, No meu caso eu já ganhei o peixe escamado. Lave por dentro e por fora, passe bastante suco de limão pelo peixe todo e lave novamente. Tempere com sal, pimenta e suco de limão (eu utilizei limão caipira, mas pode ser qualquer um), reserve.



2- Prepare a salada para o recheio, pique todos os legumes como seleta, junte o milho verde, o shoyo,as ervas, o missô e caldo de 2 limões.



3- Coloque o peixe sobre uma folha grande de papel alumínio, se necessário use duas. Recheie com a salada.

.

4- Embrulhe bem e leve a assar em forno bem quente, pré aquecido (250°C), asse por pelo menos 30 minutos.




5- Retire do forno, abra o pacote e volte com o peixe ao forno para que fique dourado, aqui a fome estava muita e resolvemos deixar um pouco menos, mas pode deixar um pouco mais, 20 minutos é suficiente.No caso do peixe ser com escamas, não há necessidade de voltar com ele ao forno, basta servir a carne tenra e macia, pois o couro sairá junto com o papel.



O único acompanhamento foi salada de alface e arroz branquinho, e lógico, uma cerveja bem gelada...

6 comentários:

♥ mesa para 4 disse...

Que linda dourada :-)

Unknown disse...

Divino! Mas hoje eu comi um Risoto al mare hehehe! Tem noção do que arrumei aqui com o Chef Alex Cecchi rsrs. To podendo acessar não amiga. Mas teu pai é um craque viu ...maravilhoso!
Saudades!

Rico disse...

Que rica cerveja, nota-se que esta bem fresquinha e saborosa...urm!! ah !! não era a cerveja..ah desculpa..o peixe o peixe...esta bem bonito e saboroso feito dessa maneira recheadinho para ganhar o sabor do conteúdo...eu também pescava douradinha em Portugal mas parece ser um peixe diferente. adorei mesmo :) xxx

Eu... e meus grandes amores disse...

Eu e o Fe adoramos peixe e este com certeza deve ter ficado delicioso, parabens

Eu... e meus grandes amores disse...

Adoramos eu e o Fe estamos fuçando, beijos

marlene disse...

tenho um dourado de 3 kilos no frizzer,vou preparalo de acordo com sua receita,sera o almoço do proximo domingo para toda a familia!beijos no seu coração!

Related Posts with Thumbnails