terça-feira, 5 de maio de 2009

DOURADO X DOURADA

Dourado /
Salminus Brevidens ou (Salminus brasiliensis)

Após receber algumas advertências de que o peixe que apresentei na receita DOURADO A MODA DO SEU NEGREIROS não era um dourado, venho esclarecer algumas dúvidas. Eu nasci em Pirassununga, lá existe uma cachoeira "CACHOEIRA DE EMAS", onde ocorre anualmente a piracema, fenômeno reprodutivo que acontece a muitas espécies de peixes que retornam ao local de nascimento para a desova. O dourado retorna todo ano para este local, hoje em dia a pesca na época da piracema é proibida, mas antigamente era uma fartura que a população local não deixava passar. Fui criada ouvindo histórias de pescador e já comi dourado feito de várias formas. Aviso de antemão que o dourado que preparei não veio de nenhuma piracema, visto que a época já passou. Fui pesquisar na internet para ter mais embasamento do que minha humilde palavra e eis o que encontrei.


DOURADO NO RIO SÃO FRANCISCO

Blog COMPANHEIROS DA PESCA


Blog PESCA ESPORTIVA


A luta do dourado para ultrapassar os obstáculos de uma barragem é algo fantástico. Uma luta desigual. O homem fez altos muros de concreto para represar o rio e produzir energia, mas não deu oportunidade ao peixe de seguir seu instinto natural para perpetuação da espécie. Em tempo de piracema, o dourado luta, pula e dá piruetas para vencer os obstáculos. Em vão. A explosão e a beleza de sua vitalidade acrobática contrasta com o triste desenrolar da história: o dourado não conseguirá ultrapassar a barragem formada pelo rio Grande, no lago de Furnas, no Sul de Minas.

Site ÁGUAS DO PARAOPEBA


Site PEIXES E PESCA NO RIO SÃO FRANCISCO

DEFINIÇÃO DE DOURADO PELO site www.clickpesca.com.br



É um peixe de grande porte podendo atingir mais de um metro de comprimento. É um peixe de piracema, reproduzindo-se, normalmente, de novembro a janeiro. O dourado é um dos peixes de água doce mais apreciados pelos pescadores, pela excelência de sua carne e pelo fato de ser difícil sua captura por meio de anzol e vara. Pode ser pescado em áreas de corredeiras. Não se reproduz em cativeiros.

DOURADA

Existe uma pequena confusão entre o dourado de água doce e a dourada de água salgada. Eis aqui uma dourada.
Nome vulgar: Dourada
Nome científico: Sparus aurata
GEOCITIES

3 comentários:

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Ótimo post... curioso....

bjssssssss

Unknown disse...

Bela pescaria,parabens pelo seu post,bjs Alexis..

diogo disse...

que peixe maluco cara boa pescaria

Related Posts with Thumbnails