sexta-feira, 13 de março de 2009

SUGLI DA DONA CIDA




Delicada e refrescante, aromática e colorida...tem tudo a ver com a estação em que estamos, por isso enfeitei com laranjas e flores...

Graças a Deus, tive uma infância abençoada. Este doce é a prova disso. Minha avó sempre fazia e era um dos seus doces que eu mais gostava, além do sagu de vinho tinto, que nunca mais experimentei outro igual...


INGREDIENTES 1 litro de suco natural e integral de laranja (dê preferência ao suco fresco, com laranjas espremidas na hora.) açúcar, adoçante ou açúcar light a gosto 1/2 pacote de gelatina incolor ( 6 gr ) hidratada em 1/2 xícara de água fria 3 colheres de sopa de fubá mimoso


PASSO A PASSO Esprema laranjas o suficiente para obter 1 litro de suco mais ou menos; Adoce o suco de laranja ao seu gosto. No meu caso, optei por açúcar light. Minha avó usava o bom e velho açúcar cristal. Para cada xícara de suco adoçado, uma colher bem cheia de fubá, dissolvida em uma xícara do suco de laranja, leve o restante do suco para uma panela em fogo alto. Assim que começar a ferver, junte o fubá dissolvido ao suco fervente, mexa sem parar até que comece a cozinhar. Continue a mexer com o fogo alto, quando começar a engrossar e espirrar, tampe a panela e abaixe o fogo. Mexa de vez em quando para que não empelote. Como o fubá hoje em dia é mais fino, acrescentei, por minha conta e risco, assim que tirei o doce do fogo, meio pacotinho de gelatina incolor, hidratada em meia xícara de água fria, o próprio calor do doce fará com que a gelatina derreta no ponto certo. Além disso, o doce ficará com um aspecto mais delicado e brilhante, e bem mais leve. Deite o pudim em forma molhada, deixe esfriar e então leve para gelar. Desenforme depois de frio, decore com rodelas de laranja e sirva gelado.

3 comentários:

Unknown disse...

Essa sobremesa fenomenal da D. CIDA eu já conheço! O blog tá lindo! Eu aplaudo de pé tanto bom gosto e carinho pela tradição culinária da sua família.
Amiga muito especial, cheia de dons e talentos! Já ví que vou me emocionar muito nesse blog amarelo lindo demais!
P A R A b É N S!
Beijos

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Rico disse...

Wow que delicia essa tua receita de orgulho...jinhos. xx

Related Posts with Thumbnails