quarta-feira, 25 de março de 2009

Doce de manga



Quem conhece o interior de Minas sabe que pode encontrar uma mangueira na maioria dos quintais, seja na cidade ou no campo. A variedade de tipos de manga e a quantidade da produção não poderiam passar despercebidas. foi lá no interior das Minas Gerais que aprendi a fazer este doce muito especial.


INGREDIENTES



3 unidades de manga madura grande
açúcar light ou adoçante culinário a gosto


Modo de preparo:

1- Lave as mangas e coloque em uma panela grande, cubra com água e cozinhe por 10 minutos. Eu cortei as mangas em metades, mas se quiser cozinha-las inteiras pode também.Depois de cozidas coloque em um escorredor, cubra e deixe esfriar. A água do cozimento deve ser descartada.



2- Com a ajuda de uma colher rape toda a polpa dos caroços e das cascas. Você vai aproveitar somente a polpa cozida. O costume é passar as mangas por uma peneira e descartar as fibras. Se quiser fazer assim, vai precisar de uma peneira de trama grossa. Eu passei toda a polpa pelo liquidificador, afinal as fibras são importantes em nossa alimentação.




3- Para adoçar, experimente o doce da própria fruta e adoce a gosto. As minhas mangas estavam bem doces, coloquei 5 colheres de sobremesa de açúcar light, ficou no ponto.



4- Cozinhe em fogo baixo com a panela tampada, pois o doce espirra muito. De vez em quando, com cuidado, destampe a panela e mexa com uma colher de pau ou silicone.



5- Quando parar de espirrar, você deve mexer o doce sem parar até o ponto desejado. Eu tirei no ponto de chimia (doce de colher), mas se quiser ponto de corte, basta continuar a mexer, até que apareça o fundo da panela.



Hoje em dia é possível se fazer doce de manga em qualquer época do ano, mas aproveitar a fruta da época ainda é o melhor negócio.





cozinha: mineira
tempo de preparo: 60 minutos
serve: 10 porções

6 comentários:

Unknown disse...

Lindo, delicioso, colorido TUDO!!!!
Vc amiga, com certeza é um grande orgulho para sua vó! Entrar aqui é como se a gente estivesse entrando na cozinha de uma fazenda mineira ...eita cheiro bom de geléia, biscoitos assando e café fresquinho!!! Aquele perfume que só as cozinhas das fazendas e casa das nossas avós tem!
Beijos pra vc que mora no meu coração!

Tânia disse...

Manga é uma das minhas frutas preferidas....hoje encontrei daquelas Haden bem pequeninas.....como com casca e tudo, são deliciosas e o caroço é bem fininho.....
Vou aproveitar a safra para fazer esse doce...tenho certeza que vou amar..
Beijão querida!

Anônimo disse...

D. Cida esta de parabens com essa receita maravilhosa, testei e amei. Beijos



by: Kátia,

Japonvar-Minas Gerais

Panela Panelinha Panelão disse...

Achei muito interessante esse doce...nunca havia pensado em fazer doce de manga...Obrigada pela idéia!...Vou experimentar...!

Vera

Anônimo disse...

Quanto tempo demoram as mangas a cozer????

Márcia Regina disse...

para responder a Carolina eu fui até o blog dela e deixei esta resposta lá, como achei que mais pessoas poderiam ter a mesma dúvida, copiei e colei a resposta aqui, só p/ tirar duvidas.

Oi Carolina, tudo bem? Lindo seu blog, já irei colocá-lo em meus favoritos. Passei p/ responder sua pergunta sobre o doce de manga, a resposta é que varia um pouco, depende do ponto da manga, se está muito madura, se é mais verdolenga, você pode fazer o doce com ela bem madurinha ou até mesmo verde, de qualquer forma fica um doce muito bom. Quando ela está bem madura o tempo de cozimento é menor, ela ficará bem mole e passará pela peneira com bastante facilidade, a casca se solta com facilidade também. Agora se for fazer com ela verde, aconselho a descascar e cozinhar a manga até que ao enfiar um garfo ele não encontre resistência. A manga madura é melhor para fazer doce de colher, como geleia, a verde já é mais fácil de dar o ponto de corte, como marmelada, fica um doce mais azedo e se servido gelado é muito refrescante. Em todo caso as variáveis no tempo de cozimento são muitas, sempre é bom ir experimentando. espero ter ajudado, abraços!

Related Posts with Thumbnails