quarta-feira, 25 de março de 2009

REQUEIJÃO CAIPIRA



Requeijão de corte que derrete na boca...


INGREDIENTES

10 litros de leite integral (dê preferência ao leite caipira)
sal (opcional) a gosto

MODO DE PREPARO

1- Coloque o leite em uma bacia ou balde que dê para cobrir com um pano, reserve 2 litros de leite crú para "lavar" a massa . Cubra e deixe descansar de um dia para o outro. Vai notar que se formou uma pequena capa de gordura sobre a coalhada, com o auxílio de uma colher retire delicadamente toda a gordura e reserve. Leve a coalhada ao fogo em um tacho ou panela grande.



2- Quando começar a ferver vá recolhendo o soro que se desprenderá da massa com o auxílio de uma concha e despeje sobre um escorredor ou peneira.



3- Quando a massa estiver quase seca, vá colocando o leite cru reservado, para lavar a massa.







4- É importante ir colocando o leite e ir mexendo com a concha, e retirando todo o soro, para que a massa fique bem lisa.



5- Repita o processo até ter terminado com o leite e ter retirado todo soro. Não se esqueça de ir juntando os farelos de massa que ficarem depositados na peneira.



6- Retire a massa do tacho e reserve



7- Pegue a gordura reservada no início e coloque no tacho,



deixe que doure,



Coloque a massa e frite bem, até que fique marrom dourada por igual. Despeje em uma vasilha redonda. Deixe esfriar e sirva. Neste caso eu não deixei ficar muito dourada (faltou coragem para esperar tanto, esqueci até de tirar foto da etapa em que se frita a massa, mas é fácil, basta mexer a massa na manteiga frita até que incorpore bem e fique com uma textura lisa)



Imagina algum doce ou pão bem gostoso e pronto...taí o acompanhamento, sem falar no café forte e cheiroso, coado na hora...

cozinha: mineira
tempo de preparo: 180 minutos
serve: 5 porções

6 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Amiga eu estava louca atrás dessa receita sua hehe. Não vou mostrar pro Toni, senão ele vai querer que eu faça hoje hehehehe.
Amiga eu comprei dois doces de leite para ele e ele então tá aqui me rondando: -com que queijo eu vou comer? Hehehe. Comprei um queijo minas fresco e um parmesão fresco...aqui em casa somos dois ratos,os queijos não duram vão logo embora...
Beijos

Tânia disse...

Miga....vc tem idéia como é o leite vendido em São Paulo, mais precisamente na capital??
Acho que nunca vou poder fazer um queijinho assim....ops, nunca é muito tempo.....mas assim que eu tiver uma vaquinha, com certeza me lembrarei deste requeijão....
Bjs

Marcia disse...

Xará!
Como voê está trabalhando!!!!!

E eu aqui dando uma de preguicite, mas é não, é falta de tempo mesmo. Que delicia estas receitas da Dona Cida, estou adorando.Mas fui lá no Plantar e Cultivar e vim aqui e nãi encontrei o premio prometido, rssss. Obrigada de qualquer maneira.
Boa sorte nesta nova empreitada.
Bjs

paloma de melo disse...

Meu pai tbém faz requeijão,fica mto bom,mas eu quero dar essa receita pra ele,pra mudar um pouco,depois que ele fizer te conto.

Terezinha disse...

Meu Deus, isso lembra a minha infância em Minas e Goiás!!!
Sou capaz de sentir o cheiro e o sabor dessa maravilha....era assim que minha mae fazia.
E o melhor, era tirar a casquinha que se formava na panela. Sempre dava briga, porque todos nós queríamos.
Obrigada por me fazer voltar ao passado....

Related Posts with Thumbnails