sábado, 18 de abril de 2009

BISCOITO DE POLVILHO (PETA)



A muito tempo que devo esta receita de petas, ela é especial para um amigo mineiro, o Tony. É prá fazer viu? E assim, matar as saudades das Minas Gerais.

INGREDIENTES
• 6 xícaras e meia (chá) de polvilho azedo
• 1 xícaras (chá) de água
• 2 xícaras (chá) de leite
• 1 xícara (chá) de farinha de milho em flocos (amarela)(não é milharina)
• 2 xícaras (chá) de banha de porco ou óleo bem quente
• 1 colher (sopa) de sal
• 6 unidades de ovos ou mais se houver necessidade

MODO DE PREPARO:

1. coloque a farinha de milho em uma bacia e junte 2 xícaras de leite. Reserve;



2. Em outra bacia coloque o polvilho com 1 xícara de água, misture bem até desmanchar os carocinhos;





3. Divida o polvilho ao meio;



4. Reserve metade e a outra escalde com a banha (óleo) bem quente.





5. Misture as duas partes de polvilho e sove bem, até misturar tudo;







6. Acrescente á goma (polvilho escaldado) a farinha de milho, misture bem;



7. Agora, quebre os ovos um a um e sove muito bem a massa, incorpore bem cada ovo adicionado, até que a massa fique lisa e em ponto de pingar. Fica uma massa brilhante e homogênea;



8. Coloque a massa em um saco plástico resistente (eu utilizo sacos de arroz ou de açúcar), corte uma pontinha bem pequena em um canto inferior, modele os biscoitos em tabuleiro sem untar;






9. Asse em forno pré aquecido (250°C) bem quente (como para pão-de-queijo), não deixe corar demais,

6 comentários:

Toni disse...

Hehe deu saudades mesmo! Agora convença a sua amiga a fazer pra mim hehe. Fico muito agradecido com sua gentileza e também amizade. Tá muito bem feito e parece cheiroso... se pudesse comeria todos agora mesmo Marcia muito obrigada!
Beijão

Marlene disse...

A judiação maior é que dá muito trabalho pra quem como eu tá aqui amarela de preguiça só pensando numa coca zero rsrs Olha ai o que tu me apronta com essas delícias rsrs!! Mana, agora falando sério tá tudo de bom! Que receita ótima amiga! Adoro suas receitas, mas detesto quando vc me provoca e eu não posso come-las rsrsrsrs!
Beijos gigantes

Debora koso disse...

Hehhhhh familia que deixa o povo tudo com vontade e babando de saudades dos biscoitos da roca!!!!!!!vou fazer agora nao tem como errar pois esta passo a passo trem baom demais da conta so!!!!!!!bjos!!!!

Grazy disse...

Nossa Márcia, amo biscoitos de polvilho e nunca tentei fazer, mas parece-me fácil... Gostei! Bjs...

Nina disse...

Mamis Ta muito lindo este blog!!!!!!
Bjos!!!!
Te Amo!!!!

gimptress disse...

Queria ter vindo aqui antes. Usei uma receita do "mais voce" e grudou tudo :(

Related Posts with Thumbnails