quarta-feira, 25 de março de 2009

ROSCA DE ABÓBORA DIET



Como vocês sabem, abóboras não estão em falta aqui em casa, ao contrário, estão sobrando. Resolvi elaborar uma receita de rosca, mas como estou de dieta e não seria justo para comigo se não pudesse comer, resolvi que seria diet, testa daqui experimenta dali e deu no que deu, esta fofa e deliciosa rosca, um pão doce de massa muito leve. Confiram.

INGREDIENTES:

2 xícaras (chá) de leite desnatado morno;
2 colheres de margarina light;
1 colher (sopa) de raspas de casca de limão;
2 ovos inteiros;
Gotas de baunilha (a seu gosto e opcional)
1/2 Kg de abóbora cozida (cozinhe o pedaço de abóbora inteiro com casca, assim que enfiar o garfo até o fundo com facilidade, estará cozido, retire da água, coloque com a casca virada para cima e deixe escorrer bem, rape a polpa da abóbora com uma colher, ou embrulhe o pedaço crú em papel alumínio e asse em forno alto, demora mais mas fica mais enxuta)
1 Kg de farinha de trigo
2 envelopes de fermento biológico em pó (instantâneo);
1 pitada de sal;
1 xícara (chá) de adoçante culinário TAL & QUAL;

MODO DE PREPARO:

1- Em uma bacia coloque metade da farinha de trigo, o adoçante, o fermento e o sal, misture bem e reserve. Junte em outra vasilha, o leite, a baunilha, a polpa de abóbora, a margarina e os ovos bem batidos (bata como se fosse para pão-de-ló). Misture tudo e vá adicionando à mistura anterior aos poucos e mexendo com as mãos até ficar uma mistura homogênea;



2- Trabalhe bem a massa e vá juntando o restante da farinha de trigo aos poucos, cuidado para não deixar a massa pesada, ela fica esponjosa mesmo, cubra e deixe crescer:



2- Polvilhe a mesa com farinha de trigo e trabalhe a massa sobre a mesa acrescentando mais farinha se necessário;



3- Abra a massa com o rolo, não muito fina;



4- Rale ou amasse uma ricota fresca, mais ou menos 250 gr, junte uma colher (chá) de adoçante culinário (opcional) e 2 colheres de leite desnatado. Espalhe esta mistura sobre a massa;



5- Espalhe uma geléia diet sobre a ricota;



6- Enrole como se fosse um envelope, pelo lado mais largo. Dobre as laterais antes e depois enrole, vá com cuidado, pois é uma massa de textura meio esponjosa, pode se partir;



7- Asse em forno médio 180°C por mais ou menos 60 minutos. Cubra com a mistura de 3 colheres de açúcar light e suco de um limão e uma colher de água, volte com a rosca ao forno e deixe o glacê secar um pouco;



8- Eu estava sem nenhuma geléia diet em casa, ai me lembrei de uma garrafa de suco de goiaba que estava a um mês na despensa, Coloquei no fogo e deixei ferver bastante;



9- Quando começou a secar, juntei duas colheres (sopa) de adoçante culinário e deixei engrossar mais um pouco. Ficou perfeita, saborosa, perfumada e nem um pouco enjoativa.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá

Tudo bem com você?

Eu sou a Viviane Cavalcante, do Cyber Cook. Estou lhe escrevendo para dizer que Receitas da Dona Cida será citado em nossa sessão recem criada chamada "Aqui tem Comida da Boa", onde nossa equipe irá regularmente fazer a indicação de blogs que tratam sobre culinária e que tenham a qualidade necessária para que possamos indicá-los aos nossos visitantes.

Para nós é um grande prazer poder realizar esta indicação, pois só assim atingimos nosso objetivo principal que é divulgar a culinária de boa qualidade para todos na web.

Caso você deseje colocar o selo em seu blog, acesse este link e cole o código do selo escolhido em seu blog. Lembre-se que este endereço é exclusivo para o seu blog, pois nele tem o link que aponta para a página do Cyber Cook que está a indicação.

Parabéns e, qualquer dúvida, entre em contato comigo direto pelo Suporte Cyber Cook, sem problemas.

Nosalai disse...

Quanto talento nessa cachola pensante! Que receita explendida amiga! E não poderia ter vindo em melhor hora, qdo sua amiga aqui, precisa fechar a boca e aí vc me vem com uma gostosura que eu posso abocanhar! Que bom ter uma amiga com tu!
Beijos

Tânia disse...

Ai Dona Cida.....ai dona Márcia....que jeito a gente pode fazer dieta assim....e que cor linda fica a massa com a abóbora!!!
Adorei!
Bjs

Ah, e Parabéns pela Indicação no Cybercook!!
Merecidíssimo!!

Unknown disse...

Oi dona Márcia!
Td bem?
Sou namorada do Paulo que, aliás, foi quem me indicou seu blog. Parabéns pelo talento e por essas receitas de dar água na boca.
Estive pensando em fazer essa rosca de abóbora e o bolo verde com farinha de trigo integral, porém, receio que a massa fique dura e seca. Por acaso sabe se existe algum truque para deixá-la mais fofinha e suculenta?

Beijos, Lorena Luamar.

Related Posts with Thumbnails