sexta-feira, 27 de março de 2009

CURAU OU MINGAU DE MILHO VERDE?


Bem....depende de onde você mora. Se é Minas ou Nordeste, é mingau, mas se você é da região sul então é curau.Ganhei 4 espigas de milho verde, que já não estavam tão verdes assim. Mais para maduras de que para verdes. Quando vi as espigas fiquei meio chateada, pois adoro milho verde e aquelas já haviam passado do ponto. Foi então que me lembrei que quando fazíamos pamonhas, minha avó a Dona Cida, separava as espigas que haviam passado do ponto para fazer curau. Coloquei o maridão para ralar (no real sentido)e vim para o computador colocar algumas correspondências em dia. De vez em quando eu perguntava, terminou? E ele me dizia para ficar sossegada, resultado, quando fui ver, ele havia terminado o doce e me sobrou só a foto dele pronto. A receita é facílima, não tem erro e dá para fazer ela com adoçante culinário. Anotem:

INGREDIENTES

2 espigas de milho verde bem maduras
açúcar ou adoçante culinário a gosto
2 litros de leite (lembre-se, quanto mais tenro o milho, menos leite você deve colocar).
Esta receita é para ponto de corte, como pudim mesmo.

Modo de preparo:

1- Rale o milho [pode processar(sem leite) ou bater com o leite no liquidificador], misture com o leite e passe por uma peneira, pode ser de suco. Adoce a gosto e leve ao fogo alto.

2- Enquanto não começar a ferver, não pare de mexer. Mantenha o fogo alto e mexa sem parar, assim que engrossar e começar a espirrar, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar bastante. Mexa de vez em quando, até notar que a massa está vítrea e com cheirinho de milho cozido. Experimente, se achar com gosto de cru, deixe no fogo mais algum tempo. Assim que estiver pronto, coloque em um pirex ou forma para pudim, polvilhe canela em pó e deixe esfriar. Conserve em geladeira e sirva frio, polvilhado com mais canela.



Aqui vale uma dica, o doce agarra no fundo, mas não fica com gosto de queimado.Nem preciso dizer que ficou fantástico, o maridão além de um cavalheiro, ainda sabe cozinhar muito bem.

2 comentários:

Tânia disse...

Mingau ou Curau....eu adoro do mesmo jeito....delícia!
Bjs

Unknown disse...

Amiga mas ficou bonito o bichinho viu! No Ceará a gente conhece como canjica. Faz -se também com o milho e leite , mas costuma-se colocar açúcar e sal tem ficar salgado e doce como uma lágrima Esse seu curauzinho me deu saudades...
Beijos

Related Posts with Thumbnails