terça-feira, 12 de maio de 2009

FLOR DE SAL BRASILEIRA


A Flor de Sal começou a ser extraída pelos povos Celtas há cerca de 2.000 anos. Ela é colhida manualmente pelo homem no momento propício. São necessários, aproximadamente, 80 kg de sal marinho bruto para produzir 1 kg dos caríssimos cristais de Flor de Sal. No verão, os cristais de sal se formam em cima das águas das salinas para criar a Flor de Sal, este é o nome que se dá aos primeiros cristais de sal que se formam da evaporação da água do mar. Nas salinas de Guérande sob condições específicas (pouca chuva, muito sol e vento, além de uma alta concentração de sal)forma-se um fina camada de cristais de sal na superfície da água, recolhida em largos tanques rasos de argila. Esta camada é retirada por mulheres, as paludiéres ou fazendeiras do sal em uma operação manual delicada que envolve apenas o uso de simples rodos de madeira. O nome vem do suave aroma de violetas e sabor floral que a flor de sal possue.

Um presente da natureza que sem sofrer qualquer tipo de processamento, é embalada diretamente depois da coleta. É uma fonte natural de potássio, cálcio, cobre, zinco e magnésio. Um produto difícil de ser encontrado no Brasil.

(Herbert Jr. à esquerda, Chef carlos Ribeiro ao centro e Roberto Freitas da Cimsal à direita)

O Potiguar Herbert de Souza Vieira, 57 anos, é dono de uma salina em Mossoró, quando tomou conhecimento da excelência da flor de sal, enviou um de seus filhos (Herbert Jr.) à região de Guérande para conhecer a tecnologia e aprender tudo o que pudesse. O empreendimento deu frutos e hoje em dia a Cimsal, empresa de Herbert, já distribui no mercado nacional a primeira Flor de sal brasileira que segundo os especialistas, não é tão delicada quanto as tradicionais européias, mas que é muito boa e com a vantagem de tornar acessível o produto a maior número de brasileiros. Muitos chefs respeitados já utilizam este delicado tempero brasileiro que é especialmente indicado na finalização de pratos, tanto salgados quanto doces.

Quem conhece, ensina que a flor de sal é tão delicada e suave que quanto mais simples o prato, maior o prazer de degustá-la. Uma dica é pão francês fresquinho, com uma generosa camada de manteiga salpicada com flor de sal, Daniela diz que é uma combinação perfeita.( mas é Manteiga e não margarina, frisa Daniela do blog FOUET, ROUX & DEMI GLACE)

Outra sugestão fica por conta do Chef Carlos Ribeiro,

SALADA NA COZINHA



INGREDIENTES:

Folhas de catalônea, mâche, alface roxa e frisée (cerca de um maço de cada)
8 colheres (sopa) de óleo de babaçu
3 beterrabas
suco de 1 limão
10 colheres (sopa) de azeite extra-virgem
sal marinho e pimenta do reino a gosto
Flor de sal para finalizar

MODO DE PREPARO:

1- Cozinhe as beterrabas em pedaços e sem casca, bata no liquidificador com um pouquinho da água de cozimento, coe e deixe esfriar.

2- Lave e seque bem as folhas, Arrume em cada prato formando montinhos bem bonitos.

3- Em um copo junte o azeite de babaçu, o azeite de oliva, 10 colheres (sopa) do suco de beterraba, sal e pimenta o quanto baste, misture bem. Regue as folhas com esta mistura e finalize com a flor de sal. Rende seis porções

Outra sugestão do Chef

MELANCIA COM FLOR DE SAL



INGREDIENTES:
1 melancia grande e suculenta
2 xícaras (chá) de xarope de frutas
Flor de sal para finalizar.
Hortelã para decorar

MODO DE PREPARO

1- Corte a melancia em cubinhos ou faça bolinhas com o boleador. Coloque um pouco do xarope dentro de taças de martini, complete com a melancia e leve para gelar. Na hora de servir, salpique tirinhas de hortelã sobre a melancia e finalize com flor de sal.

Receitas do Chef Carlos Ribeiro
Texto e fotos das receitas, revista MENU
Texto e foto do vidro de Flor de sal, site da Cimsal

3 comentários:

Rico disse...

Ficou lindo mesmo ..amor num copo.. jinhos doces :) xx

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Prefiro a salada, já que melancia, não passo nem perto! :(

Mas te asseguro que a apresentação deste copo, está perfeita!

bjs e boa semana...

Unknown disse...

Chiquérrimo....e a flor de sal, eu uso já a um tempo. Um amigo presenteou-me com dois potes, deste sal....um com uma mistura de temperos para colocar em carnes e o outro, mais fino para saladas....não consigo mais usar outro. Márcia, eu também sou louca por temperos, acho que isto faz a diferença em um prato, a medida certa destas misturas maravilhosas. Adorei, toda a explicação. Parabéns e parabéns!

Related Posts with Thumbnails