terça-feira, 12 de maio de 2009

FLOR DE SAL BRASILEIRA


A Flor de Sal começou a ser extraída pelos povos Celtas há cerca de 2.000 anos. Ela é colhida manualmente pelo homem no momento propício. São necessários, aproximadamente, 80 kg de sal marinho bruto para produzir 1 kg dos caríssimos cristais de Flor de Sal. No verão, os cristais de sal se formam em cima das águas das salinas para criar a Flor de Sal, este é o nome que se dá aos primeiros cristais de sal que se formam da evaporação da água do mar. Nas salinas de Guérande sob condições específicas (pouca chuva, muito sol e vento, além de uma alta concentração de sal)forma-se um fina camada de cristais de sal na superfície da água, recolhida em largos tanques rasos de argila. Esta camada é retirada por mulheres, as paludiéres ou fazendeiras do sal em uma operação manual delicada que envolve apenas o uso de simples rodos de madeira. O nome vem do suave aroma de violetas e sabor floral que a flor de sal possue.

Um presente da natureza que sem sofrer qualquer tipo de processamento, é embalada diretamente depois da coleta. É uma fonte natural de potássio, cálcio, cobre, zinco e magnésio. Um produto difícil de ser encontrado no Brasil.

(Herbert Jr. à esquerda, Chef carlos Ribeiro ao centro e Roberto Freitas da Cimsal à direita)

O Potiguar Herbert de Souza Vieira, 57 anos, é dono de uma salina em Mossoró, quando tomou conhecimento da excelência da flor de sal, enviou um de seus filhos (Herbert Jr.) à região de Guérande para conhecer a tecnologia e aprender tudo o que pudesse. O empreendimento deu frutos e hoje em dia a Cimsal, empresa de Herbert, já distribui no mercado nacional a primeira Flor de sal brasileira que segundo os especialistas, não é tão delicada quanto as tradicionais européias, mas que é muito boa e com a vantagem de tornar acessível o produto a maior número de brasileiros. Muitos chefs respeitados já utilizam este delicado tempero brasileiro que é especialmente indicado na finalização de pratos, tanto salgados quanto doces.

Quem conhece, ensina que a flor de sal é tão delicada e suave que quanto mais simples o prato, maior o prazer de degustá-la. Uma dica é pão francês fresquinho, com uma generosa camada de manteiga salpicada com flor de sal, Daniela diz que é uma combinação perfeita.( mas é Manteiga e não margarina, frisa Daniela do blog FOUET, ROUX & DEMI GLACE)

Outra sugestão fica por conta do Chef Carlos Ribeiro,

SALADA NA COZINHA



INGREDIENTES:

Folhas de catalônea, mâche, alface roxa e frisée (cerca de um maço de cada)
8 colheres (sopa) de óleo de babaçu
3 beterrabas
suco de 1 limão
10 colheres (sopa) de azeite extra-virgem
sal marinho e pimenta do reino a gosto
Flor de sal para finalizar

MODO DE PREPARO:

1- Cozinhe as beterrabas em pedaços e sem casca, bata no liquidificador com um pouquinho da água de cozimento, coe e deixe esfriar.

2- Lave e seque bem as folhas, Arrume em cada prato formando montinhos bem bonitos.

3- Em um copo junte o azeite de babaçu, o azeite de oliva, 10 colheres (sopa) do suco de beterraba, sal e pimenta o quanto baste, misture bem. Regue as folhas com esta mistura e finalize com a flor de sal. Rende seis porções

Outra sugestão do Chef

MELANCIA COM FLOR DE SAL



INGREDIENTES:
1 melancia grande e suculenta
2 xícaras (chá) de xarope de frutas
Flor de sal para finalizar.
Hortelã para decorar

MODO DE PREPARO

1- Corte a melancia em cubinhos ou faça bolinhas com o boleador. Coloque um pouco do xarope dentro de taças de martini, complete com a melancia e leve para gelar. Na hora de servir, salpique tirinhas de hortelã sobre a melancia e finalize com flor de sal.

Receitas do Chef Carlos Ribeiro
Texto e fotos das receitas, revista MENU
Texto e foto do vidro de Flor de sal, site da Cimsal

5 comentários:

Ricardo disse...

Ficou lindo mesmo ..amor num copo.. jinhos doces :) xx

*-._.-* Anita *-._.-* disse...

Prefiro a salada, já que melancia, não passo nem perto! :(

Mas te asseguro que a apresentação deste copo, está perfeita!

bjs e boa semana...

Simplesmente Mariza disse...

Chiquérrimo....e a flor de sal, eu uso já a um tempo. Um amigo presenteou-me com dois potes, deste sal....um com uma mistura de temperos para colocar em carnes e o outro, mais fino para saladas....não consigo mais usar outro. Márcia, eu também sou louca por temperos, acho que isto faz a diferença em um prato, a medida certa destas misturas maravilhosas. Adorei, toda a explicação. Parabéns e parabéns!

Anônimo disse...

In today’s rocky economic climate, most households are cutting back wherever they can. I too faced the problem and wated to cut down on
cable tv, I tried P2P, but then not impressed with it. I started collecting ways to watch my favorite tv shows online.
I have listed then in my blogspot, I try to cover as many tv shows and matches as possible, to help others like
me to watch their favorite sports or tv shows online for free.

But my list is not complete, I don't know where to find some international shows, for sports you have numerous resources, Can someone here help me with that?
Please tell me you favorite shows that you watch regularly and also some ideas to cover them. If you need to know the shows that I cover, then visit my blogs

[url=http://tvshows-watch-online-blogspot.com]Watch Online TV Shows for Free[/url]
[url=http://tv-shows-watch-online-blogspot.com]Watch Online Sports for Free[/url]

Anônimo disse...

The French gourmet cheese Bleu d'Auvergne has a wonderful aroma, a rich taste; the saltiness increases with the incidence of veining. The overall flavor is piquant but not overly sharp. Bleu d'Auvergne started life as an imitation of Roquefort, using cow's milk in place of sheep's milk. Legend has it that a peasant, around 1845, decided to inject his cheese with a blue mold that he found growing on his left-over bread (the motto being, waste not, want not). And thus, the gourmet cheese Bleu d'Auvergne was born. This French gourmet blue cheese comes from the region of Auvergne and the cheese is made from milk of Salers and Aubrac cows. The rind is very thin and so the cheese is usually wrapped in foil. The cheese is rich and creamy with a pale yellow color and scattered holes and well-defined greenish-blue veining. We cut and wrap this cheese in wedge of 8 ounces and 1 pound.

buy fresh blue cheese

[url=http://riderx.info/members/buy_5F00_fresh_5F00_blue_5F00_cheese.aspx]buy fresh blue cheese[/url]

http://riderx.info/members/buy_5F00_fresh_5F00_blue_5F00_cheese.aspx

Related Posts with Thumbnails