segunda-feira, 23 de março de 2009

Vizinhação e Galinha ao molho pardo

Você sabe o que é vizinhação?

Se vive ou já viveu em uma cidade do interior, principalmente das Minas Gerais, você com certeza conhece este costume.
Um costume que antigamente existia mesmo nas cidades grandes.

A vizinhação consiste na troca de quitutes entre as vizinhas e (na maioria das vezes a mesma coisa) entre as comadres. Hoje (um belo domingo nublado e quente) estava me preparando para fazer um almoço a base de abóboras e lombo de porco (este assunto vai ficar para o próximo post) quando chamaram no portão (vizinho não bate nem toca a campainha). Eram seu Sérgio e Dona Lourdes, nossos vizinhos, vieram nos cumprimentar e trazer alguns pedaços da galinha ao molho pardo que ela havia feito. Nem preciso dizer que os belos filézinhos de lombo que eu iria fazer ficaram para outro dia. Ai está a bela travessa de galinha ao molho pardo, angú e couve picadinha e refogada. Fiz as abóboras, mas eu e o maridão nos acabamos na galinha que estava uma delícia. Que tal ter a Dona Lourdes como vizinha?



Bem, estava muuuuuuito bom, quer provar também? Então anote a receita da Dona Lourdes.

1- Ao matar o frango ou a galinha caipira, apare o sangue em uma vasilha com uma colher de vinagre, mexa para que não coagule. Aqui vale uma dica, muitos supermercados já vendem junto com o frango ou galinha caipira, o sangue devidamente preparado e acondicionado em saquinhos

2- Limpe e lave a ave, corte nas juntas, tempere com sal, pimenta, alho. Coloque em uma panela com óleo e frite até dourar, vire os pedaços para que fique corado por igual.

3- Junte, cebola em rodelas, tomate em cubos e outros temperos do seu agrado, inclusive um pouco mais de alho. Refogue tudo muito bem e adicione água fervente e cozinhe em fogo brando, até que fique macio.

4- Desmanche em um pouco d'água, duas colheres (sopa) de farinha de trigo e o sangue. Junte esta mistura ao frango já cozido. Deixe engrossar um pouco e arrume os pedaços em uma travessa, despeje o molho por cima e salpique cheiro-verde picadinho. Sirva com angú e couve ou quiabo.

No meu caso além do angú e da couve eu servi também, arroz com abóbora, quiabo com abóbora e de sobremesa abóbora assada com açúcar mascavo, mas isto já é outra história.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Marcia
Estou passeando pelos seus blogs. Achei tudo muito simpatico e o que mais gostei e este sobre culinaria, receitas da dona Cida. Parabens pelo seu trabalho e obrigada pelas ideias. Abracos, Debora

Related Posts with Thumbnails