domingo, 15 de março de 2009

Receitas com alho

1)Spaghetti ao alho e óleo:

(Para 4 pessoas): Ingredientes: 300 g do espaguete; 4 dentes de alho; 1 pimenta vermelha; 1/2 copo de azeite extra virgem, Sal; Salsa; Água abundante. • Ferver a água, adicionar a massa e salgar. • Quando a pasta ficar cozida, “al dente”, esquentar o azeite em uma frigideira. Fritar no fogo médio a pimenta, a qual você terá picada e removido as sementes. Juntar os dentes de alho fatiados e sem a casca. Atenção para não escurecer o alho, isso o tornaria amargo: deve somente ficar dourado. • Escoar a massa “al dente” e temperar com o preparo da frigideira sobre o fogão. • Servir o spaghetti bem quente em pratos profundos, pré-aquecido e com um pouco de salsa picadinha. Eu particularmente, prefiro com manjericão, um perfume só...

2) Pasta de alho




Ingredientes: 5 dentes de alho; 1 ricota fresca; 1 tablete de margarina; 1 copo americano de leite fervendo; Sal e pimenta a gosto. Bater todos os ingredientes no liquidificador. Levar à geladeira em pote fechado. Servir com pão, broa, biscoito, bolacha, torta, arroz, mandioca cozida, com o que você quiser, a qualquer hora.


3)Mousse de Alho


Ingredientes e modo de preparo:

1 pacote de gelatina incolor dissolvido conforme a embalagem, em 5 colheres de água- 1 tablete de caldo de galinha dissolvido em meia xícara de água quente- 1 caixinha de creme de leite- 1 pacote pequeno de queijo parmesão ralado (50g)- 1 vidro pequeno de maionese (250g)- 5 dentes de alho descascadosModo de fazer: bata tudo no liqüidificador, despeje em uma forma (ou forminhas) e deixe na geladeira por quatro horas (ou até que fique firme). Sirva com torradas. receita de marcelokatsuki.folha.blog.uol.com.br/arch2007...

4) “Bagna Caoda”

Ingredientes:

20 gr de manteiga; Legumes e tradicionais piemonteses;
2 ou 3 anchovas, para cada comensal;
2 ou 3 dentes de alho, para cada comensal;

Escolha um bom azeite para poder saborear a autentica "Bagna Caoda", que não a afaste das tradições antigas dos camponeses e satisfaz ao mesmo tempo o sabor do ensopar as hortaliças na salsa e no alho.

Detalhe: escolher com atenção os ingredientes: as anchovas devem ser "anchovas vermelhas de Espanha", lavada dentro d’água e vinho, secada e tirada as espinhas. Juntar as anchovas, o alho, sem a peça do verde do centro, cortado fino e, à escolha, para descansar na água fria por certas horas, ao fim de diminuir o sabor; o óleo deve ser extra virgem de azeitona. Em uma caçarola de terracota, colocar o alho cortado fino e seco, com pouco de óleo e a manteiga, e cozinhar por 30 minutos, com colher de madeira. O alho terá que derreter-se, dando forma a um creme homogênea branca e macia; a isto junta mais óleo e as anchovas ao molho cozinhando lentamente, até ao desaparecer das anchovas, no amálgama com o alho. Curado particular, terá que ser a cocção, a fim obter um “Bagna Caòda” vigoroso e digeri bile. Será obtido nesta maneira, um molho denso e perfumado, de cor claramente marrom. As hortaliças tradicionais que acompanha o prato, não têm que ser aromáticas (aipo, funcho ou rabanete). Serão escolhidos conseqüentemente, pimentão, cru e assados, couve-flor, repolhos verdes, corações de salada, alho poró, cebolinhas, beterrabas cozinhadas no forno, couves-flor fervidas, e cebolas. No final, usa-se a batata branca fervida com a casca, maçãs, fatias de abóbora assadas ou fritas, fatias de polenta mornas, assadas ou fritas. Espetar os legumes e mergulha-los no molho (como um foundue).

2 comentários:

Unknown disse...

Eita mas, que luxo! Nunca tinha ouvido falr nesse molho!!! O negócio aqui tá bom demais! Rsrs
beijos

Carlos disse...

Xuxú beleza!!
Me empanturrei de tanto alho...

Related Posts with Thumbnails