terça-feira, 24 de março de 2009

O dia da abóbora


Meu marido me apareceu com 4 abóboras no sábado o que me fez lembrar da história do compadre que foi visitar o outro compadre.
No café da manhã serviram abóbora cozida com leite e rapadura e bolo de abóbora.
No almoço serviram quibebe de abóbora, arroz com abóbora, feijão com abóbora, abóbora assada, abóbora com carne e de sobremesa, doce de abóbora. A tarde quando ele já ia embora, o compadre lhe deu uma abóbora para levar. Ai ele reclamou.
__Cumpade, lá in casa nóis só dá abóbra prá porco.

No que o compadre respondeu;

__Aqui in casa tamém cumpade....

Brincadeiras a parte, a abóbora é um dos alimentos mais versáteis que existe na mesa do brasileiro. Com os ramos tenros (cambuquira)e as flores são feitos pratos deliciosos, como o caldo de milho verde com cambuquira. Quando ainda são jovens e delicadas podem ser assadas com diversos recheios, refogadas, ou simplesmente raladas e temperadas com sal, limão e ervas, uma crocante e delicada salada. Maduras dão uma gama ainda maior de opções na hora do preparo. aqui vão três receitas que fiz no domingo e que ficaram ótimas.

Abóbora com arroz




Ingredientes:

2 xícaras de abóbora picada em cubos pequenos;
2 xícaras de arroz;
alho e sal a seu gosto;
óleo para refogar;
cheiro-verde a seu gosto.

Modo de preparo:

1- Refogue ligeiramente o alho, junte o arroz lavado e escorrido, refogue bem, junte um pouco de sal e a abóbora, refogue mais um pouco e coloque água fervente, mexa levemente e acerto o sal. Tampe a panela e cozinhe em fogo brando.

Abóbora com quiabo



Ingredientes:

500 gr de abóboras picadas em cubos grandes
500 gr de quiabo picados em pedaços grandes (lave e seque bem os quiabos antes de picar, ai está o segredo para que não forme baba)
alho, e cebola a gosto
sal e cheiro verde a gosto
pimenta de cheiro a gosto



Modo de preparo:

1- Refogue a cebola, o alho e a pimenta. Junte os pedaços de abóbora, refogue mais um pouco,tempere com sal, junte uma xícara de água e tampe a panela para que cozinhe um pouco;

2- Em um fio de óleo, frite ligeiramente o quiabo, junte ao molho de abóbora e coloque mais água se necessário, tampe a panela e deixe cozinhar, o ideal é que não cozinhe muito, mas que tudo fique macio. Salpique cheiro verde e sirva a seguir.

Abóbora assada com açúcar mascavo



Ingredientes:

1 abóbora tipo moranga no tamanho ideal para sua família esta que fiz pesava mais ou menos 500 gr
Açúcar mascavo suficiente para encher o meio da abóbora.

Modo de preparo:

1- Com a ajuda de uma faquinha afiada, corte uma pequena tampa como mostra a foto;



2- Com uma colher retire o máximo de sementes que conseguir, não há problema algum se ficarem algumas sementes. Esta moranguinha que fiz era tão carnuda que foi quase impossível retirar todas as sementes. Limpe bem a cavidade e coloque açúcar mascavo, ou se preferir, açúcar comum. Recoloque a tampinha no lugar, envolva toda a moranga com papel alumínio. Asse em forno bem quente por mais ou menos uma hora, depende do tamanho da abóbora. Sirva com uma colher de creme de leite. (esqueci de fotografar no prato, quando lembrei, já era, não havia mais nem um pedaço).

4 comentários:

Nosalai disse...

Caramba! Eu amooo abóbora amiga. Ah cad~e seu Otaviano com essas abóboras?? Pede pra ele arremesar uma aqui em casa...hehe Humm do jeitinho que eu gosto, bem sequinha ...to com a boca cheinha de água ehehe adorei todas as sugestões hehehe!

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog! É um prazer segui-lo.

maria rosa-prem prabha disse...

Me sorprendes de una manera tan agradable, que te doy las gracias por todos tus blogs, disfruto muchisimo, pero voy a tener que madrugar más......
tengo una receta de bizcocho de calabaza que te la enviaré y otras más.
un besazo abuela Marcia, me gustan las abuelas como tú, activas y emprendedoras, bueno... yo también un poquito, ahora me voy a clase de yoga, buen dia, por la noche vuelvo.

un besazo,

Tânia disse...

Marcinha....minha mãe conta uma história (real) igual a essa, mas ela tinha servido de sobremesa num jantar uma pera ao vinho tinto, e a visita (mal educada por sinal) disse que peras na fazenda dele se dava aos porcos....e minha mãe também saiu com essa resposta...
Adorei as suas receitas com abóbora. Já vi que ela é ótima para dietas de emagrecimento. Eu amo aquela japonesa (cabotchan) bem lavadinha, cozida com casca, um fio de azeite e sal....hummmm.....salivei!
Bjs

Related Posts with Thumbnails