domingo, 15 de março de 2009

COMPOTA DE LARANJA DA TERRA

Minha infância foi abençoada. Minha avó, a Dona Cida era mágica, em sua simplicidade era dona de uma sabedoria que está plantada em meu coração e em minhas memórias. Lembro-me das frutas maravilhosas que cresciam em seu pomar, laranjas, pêssegos, ameixas, caqui, mangas. Todo ano, quando as flores dos pêssegos começavam a cair, era hora de ensacar, ajudávamos minha avó a fazer saquinhos de papel de seda e ensacávamos as pequenas frutas para protegê-las das pragas e moscas da fruta. Era um prazer enorme colhermos os pêssegos suculentos e que podiam ser comidos ali, na hora, sem precisar lavar ou se preocupar com agro tóxicos. E os doces? Compotas, marmeladas, um melhor que o outro e havia doces o ano todo, pois em cada época do ano, havia uma fruta diferente. Hoje vai ser o dia da:

LARANJA DA TERRA



Ingredientes:

Laranja da terra aos montes
açúcar
cravo
canela em pau (rama)

Modo de preparo:

1- Antes de mais nada é preciso convidar todas as comadres e a parentela mais chegada. Não pode faltar um monte de crianças correndo e fazendo algazarra, são indispensáveis na hora da colheita das frutas. Colhidas as laranjas, lave muito bem e faça um roda de cadeiras, cada mulher ou homem com uma faquinha afiada ou um ralo, deve tirar a fina pele verde que contém o sumo da fruta, não pode machucar e deixar aparecer o branco, se não vai levar bronca. Enquanto isso outra turma já corta a laranja em cruz para formar as pétalas e não pode cortar demais se não lá vem outra bronca. É para que as cascas fiquem no formato de uma flor e de preferência com o cabinho (esse feito rende elogios). Como hoje em dia é difícil encontrar a laranja in natura e mais difícil ainda é reunir todos os amigos, eu fui ao mercado e comprei 1 kg de laranjas pré-cozidas.
2- A segunda etapa é retirar o bagaço da laranja, com cuidado para não "quebrar a flor", coloque as frutas em um saco branco e leve para a bica d'água, lá na bica o saco ficará submerso na água corrente por cinco dias. No nosso caso aqui, basta lavar as cascas em água limpa.

3- Cinco dias depois é levantar cedo e preparar o café com pão caseiro, os biscoitos e tudo mais, por que as comadres chegam cedo. Começa uma nova etapa, é hora de juntar a criançada também, pois elas vão ajudar na raspagem do interior das cascas, etapa delicada, pois as cascas ficam encharcadas e podem quebrar com facilidade (e ai daquele que quebrar uma flor). Com uma colher, retire a goma que se forma no interior das cascas. Aqui, apenas fervi as cascas por 30 minutos com uma colherinha de bicarbonato, enquanto preparava a calda, 1 1/2 kg de açúcar em dois litros de água, se for utilizar açúcar light, lembre-se de dividir essa quantidade ao meio (750 gr de açúcar light) e não se esqueça do cravo e da canela.

4- Esta calda era feita em um tacho grande de cobre no fogão a lenha, antes de levar o tacho ao fogo, este deve ser areado muito bem com cinzas e sumo de limão e deve ficar reluzente. Só então vai ao fogo com o açúcar e a água (sem esquecer o cravo e a Canela). Depois de lavar todas as flores de laranja elas vão para a calda e cozinham até ficarem transparentes. No caso hoje, eu cozinhei as cascas na calda por 2 horas.


5- Agora é colocar o doce em potes de vidro muito bem tampados, ferver esses potes com água até a metade deles e vira-los de cabeça para baixo sobre uma toalha limpa, os que não vedarem bem serão consumidos na mesma semana, os outros serão guardados na dispensa. Neste caso, coloquei em uma compoteira e guardei na geladeira. Agora é só esperar os elogios e fazer cara de quem teve um trabalhão danado...


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails